A instrução se baseia mais na habilidade da memória, na identificação de um problema e na sua forma imediata de resolução segundo técnicas eficazes. Numa instrução são mostrados os métodos para a resolução de certas situações.
Neste contexto não cabem muitas discussões filosóficas entre professores e alunos pois as técnicas de como se chegar a um resultado confiável já estão postas, já foram testadas e aprovadas.
Neste contexto não cabem muitas discussões filosóficas entre professores e alunos pois as técnicas de como se chegar a um resultado confiável já estão postas, já foram testadas e aprovadas.
A educação pode ser compreendida num nivel mais amplo, que aborde questões sócio-políticas sobre aquele conteúdo, que provoque discussões filosóficas sobre a real validade daquele modelo de conhecimento. Num processo mais amplo de educação procura-se desenvolver o senso crítico do aluno, e torná-lo apto a compreender as questões humanas envolvidas no processo de construção do conhecimento e suas consequências.
Falando sobre a disciplina Física, da qual sou professor, acredito que em nosso trabalho de sala de aula temos que saber a dose correta de instrução e de educação em cada tema abordado.
Um trabalho meramente instrutivo, técnico e repetitivo torna o ensino algo mecânico e sem muitos significados reais para a vida do aluno. Neste contexto o aluno apenas exercita o método ensinado de modo exaustivo, faz uma prova, tira uma nota, e pouco tempo depois descarta aquele conhecimento. Por outro lado um trabalho que vise apenas uma abordagem social ou filosófica de determinado tema não será suficiente para o aluno compreender as aplicações práticas daquele conteúdo no cotidiano. Em fim a instrução e a edução devem andar juntas, mas em passos equilibrados.
Falando sobre a disciplina Física, da qual sou professor, acredito que em nosso trabalho de sala de aula temos que saber a dose correta de instrução e de educação em cada tema abordado.
Um trabalho meramente instrutivo, técnico e repetitivo torna o ensino algo mecânico e sem muitos significados reais para a vida do aluno. Neste contexto o aluno apenas exercita o método ensinado de modo exaustivo, faz uma prova, tira uma nota, e pouco tempo depois descarta aquele conhecimento. Por outro lado um trabalho que vise apenas uma abordagem social ou filosófica de determinado tema não será suficiente para o aluno compreender as aplicações práticas daquele conteúdo no cotidiano. Em fim a instrução e a edução devem andar juntas, mas em passos equilibrados.
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